APRESENTAÇÃO
Olá!
Me chamo Ernesto Dias, sou Médico Urologista, nascido e criado em Macaé e gostaria de estar me apresentando através dos 3 “C”s que tomei como pilares para minha vida: Competência, Comunicação e Compaixão.
Competência
Competência é obrigação para todo bom profissional e não é adquirida da noite para o dia. É necessário muita dedicação, estudo, treinamento e experiência! E isso pude conquistar através de instituições renomadas e absorver dos melhores mestres.
Cursei Medicina na Faculdade de Medicina de Campos e lá pude criar minha base como profissional, conhecer os professores que até hoje admiro e conhecer o amor da minha vida, minha esposa e colega médica, Ana Luisa.
Fiz residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis em São Paulo-SP, cidade onde amadureci como profissional e ser humano. Lá permaneci durante alguns anos exercendo a Cirurgia Geral, ganhando ampla experiência em cirurgias abdominais, laparoscopia e cirurgias do trauma.
Retornei para o meu querido estado onde passei em primeiro colocado na residência médica de Urologia num dos melhores serviços de Urologia do Brasil, o Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ. Naquela grande escola pude ver de tudo na Urologia, desde o mais simples, até os casos mais desafiadores! Tive ampla experiência em urologia geral, litíase urinária, Urooncologia, Andrologia, Cirurgia Robótica, Laparoscópica, endourológicas e outras.
Realizei certificação em Cirurgia Robótica pelo Instituto D’Or e hoje me dedico a operar pacientes com câncer de próstata e rim.
Comunicação
Comunicação é uma via de mão dupla, onde além de saber transmitir uma informação com clareza, o mais importante é saber ouvir! Tenho certeza de que saber ouvir é uma das maiores virtudes que um médico pode ter e que muitas vezes os pacientes precisam mais de atenção do que meramente um remédio.
Acredito que o médico tem um papel importante na comunidade de comunicar e levar informação sobre saúde para toda a população ao invés de se colocarem na posição de “donos da verdade”!
Compaixão
Compaixão é uma das principais características que nos tornam humanos e nos diferenciam dos animais. É muito mais que ter piedade, mas sim reconhecer a dor do próximo, ouvir e acolher! Se um médico não tem compaixão, não existe vocação!
Infelizmente a correria do nosso dia a dia e o contato constante com a dor, pode nos tornar menos sensíveis a dor do outro. Mas acredito que não podemos perder o compromisso de sempre exercer a compaixão e assim ser cada vez mais humano!
Espero poder oferecer-lhes muito mais que diagnósticos e tratamentos, mas uma experiência mais humana firmada nesses pilares aqui apresentados!
Será uma honra atendê-los!